quarta-feira, 6 de março de 2013

CCS 2013 - Paraty a Santos

A partida do Cruzeiro da Costa Sul 2013 (CCS 2013) ocorreu neste sábado, dia 1 de março, na Marina Farol de Paraty, que sempre nos recepciona muito bem. 
Estavam presentes tanto os participantes do CCS quanto do Crucero de la Amistad. O CCS e o Crucero de la Amistad irão juntos até Florianópolis, para alguns até Rio Grande ou Buenos Aires.
Após o café da manhã, que foi custeado pelo Cruzeiro, deu início a Reunião dos Comandantes presididas pelos comodoros das flotilhas: Philippe Gouffon (veleiro Kilimandjaro) comodoro do CCS e Carlos Salvochea (veleiro Gipsy Wind) comodoro do Crucero de la Amistad.

Reunião dos comandantes na Marina Farol de Paraty.

À esquerda, Carlos Salvochea (veleiro Gipsy Wind) comodoro do Crucero de la Amistad e 
à direita Philippe Gouffon (veleiro Kilimandjaro) comodoro do CCS.

Pude encontrar alguns velejadores de cruzeiros anteriores, além do Paulo Ribeiro (veleiro Bepaluhê), proprietário de um fantástico Multichine 41 de alumínio e quilha retrátil, que fez diversos comentários sobre este blog.
Ficou combinado que a saída da flotilha em direção à Ilhabela seria a noite. Como eu tinha compromissos profissionais nesta semana, fui direto para Santos, onde reencontraria a flotilha do CCS posteriormente. Por isso saímos antes, por volta das duas horas da tarde, eu o Joca e o Eric, filho do Joca.
Volnys e Eric no pier da Marina Farol de Paraty.
Saída do Jazz 4 na Marina Farol de Paraty.
Saímos por volta das duas horas da tarde motorando, pois o vento era pouco. Ao cruzar a Ponta da Joatinga o vento surgiu, de través aletado. Após o contorno da Ponta Negra, virou popa e abrimos asa de pombo até Ilhabela, fazendo uma média de 6,5 nós (SOG). Passamos Ilhabela por fora, quando o vento aumentou e passamos a fazer uma média de 8 nós (SOG) por duas horas, quando o vento diminuiu muito, quando ligamos o motor novamente e fomos motorando até Santos. Chegamos ao meio dia em Santos.
Velejada em asa de pombo no través de Ubatuba.
Joca na dura tarefa de supervisionar o piloto automático.

O track do percurso obtido pelo SPOT, no formato KLM, pode ser obtido aqui e visualizado no google earth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário