Outros links

Drogue

Um drogue é um dispositivo externo arrastado pela água e amarrado à popa da embarcação usado  ​​para diminuir sua velocidade e para manter seu casco perpendicular às ondas durante uma tempestade. Geralmente possui de 20 a 75 metros de comprimento. Com o uso do drogue, a embarcação não acelera excessivamente na descida da onda para embicar na seguinte. O drogue deve manter uma velocidade entre 2 e 3 nós. O drogue pode ser utilizado, também, em situação de perda do leme, pois permite altear o rumo da embarcação ajustando os tamanhos dos cabos que prendem o drogue aos bordos da embarcação.

O drogue, quando lançado, limita a manobrabilidade da embarcação. Em algumas situações pode ser muito difícil recolhe-lo devido à força exercida. Por este motivo, caso existam embarcações nas proximidades é importante emitir alerta de segurança ("securitée") pelo VHF.

Âncora de Mar (Sea Anchor)

Uma âncora de mar é conceitualmente semelhante ao Drogue, porém é amarrada na proa e tem como objetivo manter a embarcação máximo possível parada e aproada às ondas.

Em situações de tempestade a âncora de mar é tão importante que, Guarda Costeira da Nova Zelândia recentemente acrescentou uma âncora de mar aos itens obrigatórios de todas as embarcações que se aventurem a mar aberto (Yachting New Zealand Safety Regulations: 17.32 (M) A sea anchor OR drogue OR other).