segunda-feira, 25 de março de 2013

CCS 2013 - São Francisco do Sul

Chegamos a São Francisco do Sul dia 12 de março (terça) no meio da tarde. Ancoramos em frente ao Iate Clube de São Francisco do Sul, no centro histórico. Já de longe, parecia ser uma cidade tranquila. Em terra mostrou também ser uma cidade bonita e aconchegante, com uma história muito rica.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça.
  Vista do centro histórico no final da tarde.
  Vista do centro histórico a noite.
Vista do centro histórico a noite.

História de São Francisco do Sul

A história de São Francisco do Sul inicia em 1504, quando o navegador francês Binot Palmier de Gonneville aportou na região, marcando o início da primeira povoação catarinense e a terceira mais antiga do país.
O veleiro L`Espoir, comandado por Binot de Gonneville, lançou âncoras nas águas tranqüilas da Baía da Babitonga, em 5 de janeiro de 1504. Tinha partido do porto de Honfleur, na França, levado pela mesma saga que trouxe inúmeros outros aventureiros para este lado do Atlântico, a busca das riquezas das Índias. Com os mastros e o casco avariados por fortes tempestades, busca abrigo para efetuar os reparos necessários. (...) - Veja o restante da história no página da cidade de São Francisco do Sul.

Centro histórico

O centro histórico de São Francisco do Sul possui cerca de 400 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo um dos maiores conjuntos arquitetônicos tombados no Brasil. Para quem chega do mar, como nós, destaca-se a vista do pier com as as torres da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça ao fundo e porto à esquerda.

Vista do centro histórico de São Francisco do Sul.
 Ruas do centro histórico.

O dia a dia em São Francisco do Sul

Após a chegada fomos fazer compras de supermercado, pois já estávamos alguns dias sem reposição de viveres. Pelo visto, iríamos ficar um bom tempo na região pois iria chegar uma frente fria. O Ricardo comprou um queijo meia cura colonial delicioso no açougue do mercado ao lado do pier.
Na quarta feira organizamos um churrasco no Iate Clube. 
 Churrasco no Iate Clube de São Francisco do Sul.
  Tripulantes do veleiro Conero e Bapaluhê.
  Almirantas reunidas no churrasco.
  Vista do centro histórico no final da tarde.

Na quinta feira fomos visitar o Museu do Nacional do Mar, um local imperdível aos velejadores que visitam São Francisco do Sul. O museu procura mostrar, principalmente, as embarcações típicas de cada região do Brasil. 
Ainda esperávamos uma janela de tempo com condições favoráveis para nossa próxima etapa: Itajaí. Fomos avisados pela comodoria a programação para o dia seguinte, um tour pela cidade. 
Nesse dia, o Philippe e o Carlos concederam uma entrevista sobre o CCS que pode ser visto no link http://www.saofranciscodosul.ciasc.gov.br/2013/03/cruzeiro-costa-sul-e-cruzeiro-da-amizade-ancorados-em-sao-francisco-do-sul/.

 
 Volnys na padaria, com vista para o pier.
   
 Vista dos veleiros a partir do Iate Clube de São Francisco do Sul.
   Museu Nacional do Mar: as tradicionais canoas feitas de tronco.
 Museu Nacional do Mar: salão de nautimodelismo.
 Museu Nacional do Mar: um bom café após a visitação.
Na sexta feira fizemos o city tour por São Francisco. Pegamos o ônibus próximo à Igreja Matriz. A primeira parada foi o Museu Histórico. Em seguida fomos em direção aos bairros próximos às praias. Almoçamos e fomos visitar a praia do forte. Lá, em baixo de uma árvore, foi feita a reunião dos comandantes, onde foi avisado que nos próximos dias as condições não seriam favoráveis para continuar a descida. Ou seja, ficaríamos mais alguns dias na região. Neste momento começou a chover mais forte, que nos obrigou a retornar ao ônibus.
 Tour de ônibus por São Francisco do Sul. 
  Reunião dos comandantes na Praia do Forte.
Vista da Praia Grande em São Francisco do Sul.
 Edgar e Ariel do Minerin junto com Ricardo visitando o Amar Sem Fim.
  Vista do veleiro Amar Sem Fim na Baia da Babitonga.
Príncipe de Joinville III no Pier de São Francisco do Sul.

No sábado, fomos avisados que iríamos, no início da tarde, para Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário