quarta-feira, 20 de março de 2013

CCS 2013 - Da Ilha das Peças (PR) a São Francisco do Sul (SC)

O combinado foi que os veleiros ficassem de prontidão para levantar âncora a partir das cinco da manhã, aguardando luz suficiente para prosseguir pela Baia das Laranjeiras. Era necessário sair o mais cedo possível para sair pela Barra de Paranaguá ainda com a maré vazante. Além disso, havia previsão de ventos desfavoráveis ao final da tarde.
Levantamos âncora as cinco e meia. A formação da flotilha era a mesma, veleiro Amar Sem Fim na frente, levando o guia Jânio. Procurávamos pela boia de sinalização, não sabíamos se tinha sido levada ou estava apagada. Após alguns minutos de navegação encontramos a boia. Ela é uma importante referência para a identificação do local do canal na navegação pela Baia das Laranjeiras, devido à sua largura e à existência de grandes bancos de areia.
 Flotilha passando próximo à boia de sinalização que estava apagada.

Chegamos à foz do Rio das Peças onde estavam aguardando os veleiros Minerin, Mohabon e Fragata la Argentina. Lá também deixamos o guia Jânio. Seguimos em flotilha em direção ao Canal da Galheta (saída da Baía de Paranaguá).
 Veleiro Minerin, que nos esperava junto à foz do Rio das Peças.
 Veleiro Mohabon, que nos esperava junto à foz do Rio das Peças.
 Flotilha navegando na Baia das Laranjeiras.

A navegação pelo Canal das Galhetas em direção ao mar aberto foi tranquila. A área é bem sinalizada e conseguimos sair com a maré vazante. O mar estava com pouca ondulação, mas faltava um pouco de vento. Levantamos a mestra e a mezena, para evitar um eventual balanço da ondulação. Quando o vento melhorou, levantamos a genoa. 
 Flotilha navegando em mar aberto, na região de Paranaguá, rumo à São Francisco do Sul.
 Veleiro Amar Sem Fim rumo à São Francisco do Sul.
Veleiros da flotilha velejando rumo à São Francisco do Sul.
 Maria na proa do Amar Sem Fim, nas proximidades do Porto de São Francisco do Sul.

Chegamos na Baia da Babitonga, onde está São Francisco do Sul, no meio da tarde. Logo na entrada se avista o porto. Após o porto está localizado o centro histórico, nosso destino. De longe era possível avistar as torres da igreja junto ao restante das edificações históricas.
Ancoramos em frente ao Iate Clube de São Francisco do Sul, no centro histórico. São Francisco do Sul fica no Estado de Santa Catarina, entre a  Baia da Babitonga e o mar. 

 Vista do centro histórico de São Francisco do Sul.
Baia da Babitonga.

Track do percurso

Foram sessenta e cinco milhas náuticas percorridas pelo veleiro Amar Sem Fim da Ilha das Peças à São Francisco do Sul em aproximadamente dez horas de navegação. Veja aqui o track do percurso percorrido  no formato KMZ (pode ser visualizado no Google Earth; dependendo da visualização, pode ser necessário acrescentar 3 horas ao horário).


Nenhum comentário:

Postar um comentário