quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Jazz 4 no CCL 2012 - Aratu (BA)

Postagens anteriores do Jazz 4 no Cruzeiro da Costa Leste


Aratu

(32º dia do CCL, 07/08/2012, terça)
Nossa saída, como previsto, foi às cinco da manhã, ainda noite. Saímos com a mestra no terceiro rizo, já que a previsão indicava a possibilidade de vento intenso. Fora da Baía de Camamu a ondulação incomodava muito, estava alta (aproximadamente dois metros) e frequente (cerca de 8 segundos) o que deixava as ondas bem cavadas. A ondulação vinha de aleta. O vento, como previsto, estava entre 15 e 25 nós vindo da mesma direção, o que tornava o vento aparente meio de través. O Jazz 4 adernava MUITO, por isso, resolvemos usar o cinto de segurança. Fomos somente de vela mestra (rizada) e motor, para minimizar as adernadas e atravessadas devido à ondulação. Chovia de manhã. Mantivemos contato visual com parte da flotilha. Por volta do meio dia, já sem chuva, abrimos a genoa e desligamos o motor, que silêncio! Mantínhamos 5 nós de média.
Ondulação cavada e vento forte.
Nicolas no convés com cinto de segurança.
Mesa de navegação com a parefernalha eletrônica.
Além dos itens que já haviam sido deixados no chão para evitar a queda, todo o resto também caiu.

O destino da flotilha do CCL era o Terminal Náutico da Bahia (TNAB), em Salvador, localizado bem em frente ao Elevador Lacerda. Porém, nós não iríamos para lá, mas direto para o Aratu Iate Clube, destino final do CCL. Isso porque, nosso retorno para São Paulo estava previsto para o dia seguinte.
No meio da tarde, verifiquei que precisávamos acelerar para atravessar ainda com luz na Baía de Todos os Santos. Por isso, no meio da tarde liguei novamente o motor. Velejávamos a 6 nós. O veleiro Bearship (do comodoro da flotilha, Eduardo Moura) e o veleiro Ati Ati, que também iriam para o Aratu, estavam a nossa frente. No momento do contorno para a entrada da Baía de Todos os Santos estávamos a 8 nos, impressionante! O vento havia aumentado e estávamos com ondulação a favor.
Já na Baía de Todos os Santos desliguei novamente o motor. O vento havia aumentado mais ainda e já não havia ondulação alta. Velejávamos acima dos 6 nós.

Vista da cidade de salvador a partir da Baia de Todos os Santos.
Vista da cidade de salvador a partir da Baia de Todos os Santos.
 
Chegamos à entrada do canal do Aratu já noite. Recolhi a genoa e liguei novamente o motor. Felizmente o canal é bem sinalizado. Porém, já quase chegando ao Aratu Iate Clube, um susto: uma rede atravessada no canal que nos foi avisada pelos pescadores que estavam ao lado da rede. Por sorte estávamos atentos e a baixa velocidade. Contornamos a rede e logo depois já estávamos no clube. O pessoal de apoio do clube nos sinalizou a poita que já estava reservada e sinalizada, inclusive com o nome do veleiro. Que organização!
Prendemos o Jazz 4 e fomos ao clube. Sorte que o restaurante ainda estava aberto. Jantamos, tomamos banho e dormimos cedo. O dia seguinte seria de arrumação geral e despedida.
Por de sol na Baía de Todos os Santos.
Final de tarde na Baía de Todos os Santos.
Final de tarde na Baía de Todos os Santos.

Fim do CCL e retorno a São Paulo


(33º dia do CCL, 08/08/2012, quarta)
Dia de arrumação e de despedidas. Foram muitos dias velejando e em terra, conhecendo novos lugares, novos amigos cruzeiristas e realizando um sonho: participar do Cruzeiro da Costa Leste.
Gostaria de agradecer a Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiros, que proporciona este encontro a cada dois anos, e aos Iates Clubes, sem o apoio dos quais não seria possível realizar este cruzeiro: 
  •  Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ);
  • Iate Clube de Armação de Búzios;
  •  Iate Clube do Espírito Santo (ICES);
  • Ilhéus Iate Clube;
  • Aratu Iate Clube (AIC).
Aratu Iate Clube.
Secretaria do Aratu Iate Clube.
Nicolas no pier do Aratu Iate Clube.
 Nicolas não resiste a um mergulho na piscina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário