sexta-feira, 20 de julho de 2012

Jazz 4 no CCL 2012 - RJ a Vitória

Saída do Bracuhy

(05/jul/2012, quinta feira, por Volnys) Após a revisão de motor, realizada pelo Dinho, e pela troca do painel elétrico de das luzes de navegação por LED, realizada pelo Michael em Angra, o veleiro Jazz 4 estava pronto para a partida para o Cruzeiro Costa Leste 2012 (CCL 2012). Felizmente, o Joca, nosso colega e skiper de Natal, estava disponível para comandar o Jazz 4 durante a primeira semana do CCL 2012, pois eu (Volnys) e o Nicolas estaríamos na Semana de Vela de Ilhabela. Joca saiu no final da noite de quinta feira de Angra em direção ao Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).
 

Confraternização do Cruzeiro da Costa Leste

(06/jul/2012, sexta feira)
(por Volnys) Regina com os meninos (Kenzo e Nicolas) saíram de ônibus de São Paulo de madrugada e chegaram junto com o Joca, bem de manhã, a tempo de participarem da reunião dos comandantes, que ocorreu as 10h00 no ICRJ. Eu cheguei mais tarde, de avião, para a confraternização dos velejadores, que ocorreu na tradicional Confeitaria Colombo.

Nicolas, Joca, Volnys e Kenzo no Iate Clube do Rio de Janeiro.
 
Volnys no Iate Clube do Rio de Janeiro.
Confraternização do Cruzeiro da Costa Leste na Confeitaria Colombo.
Eu (Volnys) e o Nicolas precisaríamos estar no dia seguinte (sábado) em Ilhabela para treinar para a Semana de Vela, que começava no dia seguinte. Faríamos parte da tripulação do veleiro Chroma, eu como navegador e Nicolas como tripulante mirim. Por isso, pegamos o ônibus das 23h00 em direção à São Paulo.

Largada do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ)

(1º dia do CCL, 07/jul/2012, sábado, por Kenzo) Acordamos ás dez horas da manhã e eu fui com minha mãe para o pronto-socorro ver como estava meu joelho, que doía toda vez que eu me apoiava nele. Depois de 3 horas lá, o diagnóstico foi que por causa de muito exercício físico meu joelho inflamou.
Ao final da tarde, ocorreu o tradicional desfile de veleiros, antes da Largado do CCL. Em seguida, nós saímos do ICRJ para Búzios. Dormi a viagem inteira e quando acordei o barco estava parado, pensei que já tínhamos chegado, e o sol nem apareceu. Mas tinha acabado o combustível e estávamos a vela, faltava uma hora para o sol raiar e o barco nem andava e voltei a dormir.
Volnys Kenzo antes da largada do ICRJ.
Vista do Iate Clube do Rio de Janeiro.
Veleiro Sweet no tradicional desfile dos participantes do CCL pelo ICRJ.
 Saída do Jazz 4 do Rio de Janeiro.

Chegada a Búzios

(2º dia do CCL, 08/07/2012, domingo)
(por Kenzo) Finalmente chegamos a Búzios! Pena que o mar estava mexendo muito e parecia que a chuva não ia passar nunca. De noite ficamos (eu e minha mãe) em uma pousada, como dormi muito passei a noite inteira acordado.
Jazz 4 no Iate Clube da Armação de Búzios.

Jazz 4 no Iate Clube da Armação de Búzios.
 
Iate Clube da Armação de Búzios.

(por Volnys) Enquanto isso, em Ilhabela, essa frente fria que chegou a Búzios passou forte por Ilhabela. Tanto que a tradicional regata de Ilhabela a Alcatrazes por boreste foi cancelada por medida de segurança, devido ao mal tempo. Aproveitamos para fazer um peixe na grelha com arroz. Estava uma delícia.
Mal tempo em Ilhabela, que causou o cancelamento da tradicional Regata Alcatrazes por Boreste
(foto do site da RISW: www.risw.com.br).
 

Passeio por Búzios

(3º dia do CCL, 09\07\2012, segunda, por Kenzo) Acordamos e saímos para o barco, íamos fazer o check-out da pousada depois, pois iríamos ficar no veleiro. Comemos o risoto do Joca, que estava uma delícia! Mas eu comi demais e fiquei com dor de barriga. Depois, fomos pegar a máquina fotográfica, roupas, comidas e bebidas que deixamos na pousada. Mas minha mãe esqueceu a chave no barco, e pegamos a reserva com a dona de lá. Voltamos ao nosso veleiro para guardar nossas coisas. Descemos para terra firme, mas minha mãe esqueceu de novo a chave da pousada e tivemos de voltar. Depois de ter entregue a chave passeamos pela cidade.
 Prato do Joca: frango ao curry.
Joca na hora do almoço no Jazz 4.
Vista do Jazz 4 no ICAB.
Prato do Joca: abóbora com carne seca.
Passeio por Buzios.
Passeio por Buzios.
(por Volnys) Enquanto isso, em Ilhabela, a Regata de Alcatrazes por Boreste foi trocada pela volta na Ilha de Sumitica e Ilha de Búzios. Próximo à linha de largada batemos na popa do veleiro Carioca, que arribou sem preferência à frente do Chroma para não queimar a largada. Após a largada, nossos proeiros informaram que havíamos queimado a largada, e retornamos à linha. Estranhamente, o veleiro Carioca não retornou. Resultado, largamos mal. Mas, a cinco milhas antes das ilhas, estávamos em 2ºlugar na geral. A partir daí fomos perdendo posições. No retorno da Ilha, optamos por uma velejada mais próxima ao continente, onde o vento diminuiu, que nos causou mais perdas de posições. No tempo corrigido, chegamos em 7º lugar na categoria. Depois, fizemos um churrasco a noite.
Volnys e Nicolas junto com a tripulação do Veleiro Chroma em Ilhabela.
 Chroma na perna de ida da regata Volta à Ilha Sumitica e Búzios
(foto do site RISW: www.risw.com.br).

Chroma próximo à Ilha de Búzios (foto do site RISW: www.risw.com.br).
 Chegada do Chroma na regata Volta à Ilha Sumitica e Búzios com Nicolas, tripulante mirim, no leme (foto do site da RISW: www.risw.com.br).

Abastecimento de Diesel em Búzios

(4º dia do CCL, 10\07\2012, terça, por Kenzo) Nós ainda precisávamos abastecer de combustível o Jazz 4. Perguntamos para alguns amigos onde poderíamos comprar diesel. Eles indicaram o posto da marina, mas era muito caro: 2 reais por litro! Precisávamos encher 50 litros e pagar em dinheiro porque não possuíam aquela maquininha. Descemos até a cidade para pedir informações e uma moça nos falou que tinha um posto perto. Caminhamos muito até ver o posto, enchemos no total 60 litros, o que me preocupava era como levar dois galões pesados até o veleiro. Um funcionário nos levou de carro para o pier, mas ele fez um caminho muito mais curto.

Dia de churrasco em Búzios

(5º dia do CCL, 11\07\2012, quarta, por Kenzo) Hoje é dia de churrasco no Iate Clube Armação de Búzios! Vai ser ás duas da tarde e acordei ao meio dia. O dia estava perfeito, sem nuvem no céu, sol brilhando, brisa fresca e churrasco.
Sol, brisa fresca e churrasco em Búzios.

Saída para Vitória

(6º dia do CCL, 12/07/2012, quinta)
(por Kenzo) Hoje eu acordei mais cedo, por isso meu dia foi mais longo. Tive de ir até  mercado fazer compras porque de noite vamos partir para Vitória! Depois na lan-house, arrumar tudo no barco, etc. Nesse dia, nós almoçamos frango com curry.
Para fazer esta receita de frango com curry do Joca, você precisa de:
  • meio pimentão fatiado em tiras
  • 3 cebolas fatiadas
  • 1 maçã cortada em cubos 
  • 1 peito de frango grande cortado em tiras
  • 2 colheres de curry
  • 3 dentes de alho picado
  • 2 colheres de pimenta malagueta
  • 50 ml de azeite para fritar o frango
  • pimenta do reino e sal a gosto
Descongele o frango e ponha na panela, depois acrescente a cebola, pimentão, as maçãs e dentes de alho. Despeje o azeite e a pimenta malagueta. Assim que a cebola estiver soltando água ponha o curry e pimenta do reino.
(Por Volnys) A saída para Vitória ocorreu às seis da tarde da quinta feira. Esta era a perna mais longa, cerca de 200 milhas (40 horas a 5 nós). E, como sempre, pelo que me contaram, foi uma perna com muito vento. O contorno do Cabo de São Tomé, por medida de segurança, foi por fora. Nessa perna o Jazz 4 pegou um Pirajá com ventos de 40 nós, que perdurou cerca de 30 minutos.

Velejando entre Búzios e Vitória

(7º dia do CCL, 13/07/2012, sexta, por Kenzo) Não tenho quase nada para relatar hoje. Fiquei no meio do oceano sem fazer nada. No trajeto vimos uma baleia.
Golfinhos à proa do Jazz 4 à noite, fotografado pelo Joca.
 Golfinhos à proa do Jazz 4 à noite, fotografado pelo Joca.

Chegada em Vitória

(8ºdia do CCL, 14\07\2012, sábado)
(por Regina) A chegada em Vitória é sempre prazerosa. A vista da baia é muito bonita e o Iate Clube do Espírito Santo é sempre muito acolhedor.
(Por Kenzo) Tomamos um ótimo café da manhã com frutas, cereais, docinhos e pães em uma ótima padaria perto de onde nós estávamos. Depois compramos uns filmes e CDs de música. De almoço fui com os outros comandantes comer uma feijoada. O lugar era muito longe da padaria e a feijoada estava mais fria do que o sorvete que tomei de sobremesa.
A noite ainda teve uma paella (se pronuncia paedia) gigante para todos do cruzeiro. Para quem não sabe o que é uma paella eu vou dizer: é uma comida típica da Espanha que tem frutos do mar, colorau e arroz. Ela foi preparada em uma panela gigante perto da piscina do clube . Depois de muito tempo a paella ficou pronta e todos foram se servir, mas foi todo mundo mesmo e se formou uma fila tão grande quanto a janta, então esperei até a fila diminuir  e continuei a fazer meus afazeres (ficar na Internet). Enquanto estávamos comendo duas dançarinas começaram a dançar flamenco, que para você que não sabe o que é flamenco vou te dizer: é uma dança típica da Espanha em que se usa castanholas e/ou leques, dançarinas vestidas com um vestido longo em tons de vermelho e preto, dançando ao ritmo da musica com movimentos suaves e rápidos.
Preparação da paella gigante.
Paella gigante servida no jantar.
Dançarinas de flamenco.
Kenzo mandando ver na paella.
(por Volnys) Enquanto isso, em Ilhabela, a semana foi cansativa, seja pelas regatas ou pela espera pelas regatas, quando não tem vento. Mas é sempre muito prazeroso participar.
Veleiro Chroma em uma das regatas barla-sota (foto do site RISW: www.risw.com.br).
Veleiro Chroma com balão armado (foto do site RISW: www.risw.com.br).
 Nicolas e Volnys no veleiro Chroma (foto do site RISW: www.risw.com.br).
Nicolas no veleiro Chroma (foto do site RISW: www.risw.com.br).
No último dia, antes da última regata, estávamos em quinto na classificação da classe, com chances de subir para terceira colocação. Largamos bem, mas foi dada chamada geral e levantada bandeira preta (quem queimar novamente é desclassificado). Na outra largada, o Chroma e o Tembó Guaçu queimaram a largada e foram desclassificados desta regata. Assim, ficamos em quinto na classe.
Ultima regata, boa largada mas com chamada geral (foto do site RISW: www.risw.com.br).
Última regata, nova largada com bandeira preta, queimada por Chroma e Tembó Guaçu
(foto do site RISW: www.risw.com.br).

Velejada no PPZ e chegada do Volnys e Nicolas

(9ºdia do CCL, 15\07\2012, domingo, por Kenzo) Os tripulantes do barco PPZ - Plukt Plakt Zoom (sim, a música do carimbador maluco) convidou o Joca e eu para velejar. Combinamos às nove da manhã. O PPZ é um Delta 36. O Joca ajudou a montar a gennaker e a vela balão. Saímos e o veleiro andava muito! Se continuássemos assim, já já iríamos chegar em Abrolhos, nosso próximo destino (Oba!).
Hoje é o dia em que meu pai chega junto com meu irmão de 10 anos da regata da Semana de Vela de llhabela. Voltamos às três da tarde e não comemos nada, então aproveitamos para almoçar com ele. Era feijoada de novo e, pelo menos, não estava fria, mas salgada porque tinha muita carne seca e para compensar o gosto salgado o arroz estava sem sal. De noite, nos despedimos do Joca, nosso grande companheiro e cozinheiro nessa viagem.

Arrumação geral

(10º dia do CCL, 16/07/2012, segunda, por Volnys) Acordamos cedo. Regina precisava retornar a São Paulo para a entrevista no consulado dos EUA. O tempo estava muito instável, era outra frente fria chegando. Como estávamos na poita, levei a Regina de bote até o clube e depois voltei ao barco para acordar os meninos para tomar café na padaria e depois e fazer compras no supermercado. Na saída do supermercado, começou a chover forte e tivemos que esperar diminuir. Chegando ao barco, Kenzo percebeu que havia esquecido o aparelho dentário na mesa da padaria. Corremos de volta à padaria. Perguntei às atendentes se haviam encontrado o aparelho, ninguém havia encontrado. Resultado, levamos dois sacos de lixo de volta para vasculhar a procura do aparelho. Felizmente, estava em um dos sacos.
Fizemos uma arrumação geral no barco. Aproveitei para retirar o garlindel (peça que une a retranca ao mastro), pois estava trincado. Precisava de um serviço se solda em inox. Fomos procurar uma loja náutica para comprar uma lanterna de mergulho na rua das peixarias, a que tínhamos tinha caído no mar. Almoçamos no shopping e compramos óculos de sol para o Nicolas. Regina, já em São Paulo, informou que quase perdeu o horário da entrevista, pois não havia teto e o avião retornou.
(por Kenzo) Hoje minha mãe vai ter de viajar para trabalhar, mas volta amanhã de noite. Assim que nos despedimos dela de manhã fomos tomar café, e meu pai me pediu para levar na mesma padaria de ontem. O problema é que estava cansado e quando vi não sabia onde estava, achamos uma pequena padaria e não tinha quase nada da outra, e para piorar tinha esquecido meu aparelho dentário em cima da mesa. Voltamos pra lá e nos disseram que não tinham visto. Recolhemos o lixo deles para  ver se achava.

Dia de manutenção

(11º dia do CCL, 17/07/2012, terça)
(por Volnys) O dia amanheceu com um pouco de sol, mas logo nublou. Parecia que iria chover. O pessoal do MM2000 também havia precisado se serviços de inox e me passaram o contato do Russo, próximo à capitania dos Portos. Como o pessoal do CCL havia combinado de comer uma moqueca em um restaurante, os acompanhamos. Pedimos uma moqueca de siri. Veio bem servido, na medida para nós três.
Almoço com o pessoal do veleiro PPZ, Tamuatoa, Sweet e Travessia.
Na ordem, Volnys Kenzo, Vitor e Nicolas.
 
Após o almoço, fui levar a peça de inox ao Russo. Após uma solda na trinca, realizada na hora, fomos novamente ao shopping, pois os meninos queriam ver o filme do Homem-Aranha. Antes fui ao Banco do Brasil para emitir o número de CPF do Nicolas. Kenzo não gostou da alteração da estória do homem-aranha.
(por Kenzo) Combinamos com todos para almoçarmos juntos no Park Alto, onde dizem que tem uma moqueca muito boa, todos estavam comendo e só faltava nosso prato, e quando veio estava salgada e o pirão frio, mas tudo bem. Depois meu amigo Vitor de 5 anos de idade foi pra perto do banheiro e não voltou, achei que ele tivesse ido para fora porque de manhã quando o pessoal estava se reunindo ele foi para fora e ninguém viu, a mãe ficou muito desesperada e vi ele encostado em um carro. Quando fui para o banheiro notei que tinha um espaço para crianças com cama-elástica e outros brinquedos, Vitor estava suando de tanto pular. Se fosse, eu já teria vomitado ou quebrado o brinquedo (o que vier primeiro). Combinamos também com nosso pai que íamos no cinema hoje, mas ainda não compramos tudo que precisava, então fomos mais cedo. O céu ainda estava fechado e feio. Compramos ingressos para ¨O espetacular homem-aranha 4¨. Eu fiquei um pouco confuso e indignado com o filme porque esta contando outra versão do filme original. Faltou muito do que eu esperava quando eu vi o trailer e deixou muito a desejar. Ainda precisava arrumar o garlindel do barco que estava quase se partindo ao meio. Arrumamos uma loja onde fizeram uma solda.
 

City tour por Vitória

(12º dia do CCL, 18/07/2012, quarta)
(Por Volnys) Hoje é dia de passeio por Vitória e arredores, patrocinado pelo CCL. Mas antes, tivemos que tirar a vela mestra para poder instalar, mais tarde, o garlindel. A primeira parada do passeio foi no Convento de Nossa Senhora da Penha, onde existe uma excelente vista de Vitória e Vila Velha. Fomos também às Goiabeiras, tradicional artesanato de fabricação de panelas de barro, que são queimadas em fogueira a lenha e molhadas com extrato de tinino, extraído da casca de árvores do mangue. Por último, fomos ao Museu da Vale, que mantém o Museu Ferroviário. Pena que a maquete com os trenzinhos estava em reforma. De volta ao Iate Clube, participei da reunião dos comandantes, às cinco da tarde, onde ficou acertado que a saída seria na sexta feira, entre 2h00 e 5h00 da manhã, dependendo das condições meteorológicas.
(Por Kenzo) Hoje vamos fazer um passeio turístico por Vitória junto com todos do cruzeiro. Primeiro passeamos pelo Convento Nossa Senhora da Penha, subimos todos os degraus para ter uma vista panorâmica de Vitória. Depois Tivemos um belo almoço em um restaurante a quilo. Depois de comer fui ver o que tinha de bom de sobremesa, mas minha mãe não deixou =(.
Então visitamos o lugar onde são feitas as panelas de barro, únicas para se fazer moquecas. Vimos todo o processo: o molde das panelas, deixar secar, queimar a panela, aplicar tintura especial. E, finalmente, fomos para a fábrica garoto. Na verdade não na fabrica, porque tem que entrar de camisa branca, calça comprida, passar por uma checagem e triagem, por uma touca e sapatilhas, porque antigamente não precisava disso tudo, mas uma mulher deixou cair a pérola do brinco dela e caiu em um chocolate, quem comeu o chocolate ganhou uma indenização tão grande que não precisou mais trabalhar pro resto da vida. Então visitamos a loja, mas só por meia hora. Depois fomos ao museu ferroviário da Vale.
Convento da Nossa Senhora da Penha.
Visão da janela do Convento da Nossa Senhora da Penha.

Visão da Baía do Espirito Santo a partir do Convento da Nossa Senhora da Penha.
Kenzo e Nicolas no Convento da Nossa Senhora da Penha.
Porto de Tubarão.
Visão do Iate Clube do Espirito Santo, onde está o Jazz 4.
Macaco Sagui na mata do Convento da Nossa Senhora da Penha.
Macaco Sagui na mata do Convento da Nossa Senhora da Penha.
Volnys, Nicolas, Regina e Kenzo no Convento da Nossa Senhora da Penha.
Igreja do Convento da Nossa Senhora da Penha.
Volnys e Regina em Vitória.
Kenzo em Vitória.
Regina e Kenzo em Vitória.
Loja de chocolates da Garoto.
Artesanato de panelas de barro das Goiabeiras (Vitória).
Artesanato de panelas de barro das Goiabeiras - queima das panelas.
Artesanato de panelas de barro das Goiabeiras (Vitória).
Turma do CCL nas Goiabeiras (Vitória).
Kenzo no micro-onibus (foto de Fran Matos, do veleiro Ati Ati, obtida de seu facebook).
Museu Ferroviário (Vitória).
Museu Ferroviário (Vitória).

 Museu ferroviário - Vitória.
Lanchonete do Museu Ferroviário - Vitória

Preparação da saída para Abrolhos

(13º dia do CCL, 19/07/2012, quinta)
(Por Volnys) Hoje é dia de preparação do Jazz 4 o trecho mais longo sem apoio:  de Vitória a Abrolhos (170 milhas) e de Abrolhos a Santo André (110 milhas), de 5 a 6 dias. Comecei baixando e retirando a vela mestra full baten (toda talada), mais apropriada para regatas. Instalei o garlindel. Subi a outra mestra e coloquei os cabos da forra do rizo. Instalei também um cabo no stoper para caçar o punho do rizo 2 da mestra. O problema foi o forte vento que dificultou os testes com a vela. Trocamos também a ordem dos cabos no stopper. Enquanto isso, a Regina foi ao supermercado. Abastecemos de água e mais 60 l de diesel e 10 l de gasolina para o bote. Ao todo, estávamos com 130 l de diesel (30 l no tanque, 40 l, 40 l e 20 l em garrafões). Ao final da tarde fomos informados que nossa saída seria às 5h00 da manhã. Ao anoitecer fomos para a despedida, com musica ao vivo, no restaurante do Iate Clube do Espírito Santo. No retorno, pusemos o bote para cima e o motor de popa no suporte do balaústre. Ainda tinha que plotar os waypoints no GPS. Terminei tudo depois da meia noite.
(Por Kenzo) Infelizmente, hoje nós temos que nos preparar para partir para Abrolhos. Foi um dia longo e estressante, arrumamos o básico, trocamos a mestra, abastecemos, minha mãe foi fazer as compras e muitas outras coisas. Tínhamos marcado com Vitor para ir à piscina, mas quando vimos já estava de noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário