Velamar 31 fase II, ano 1989, versão regata/cruzeiro.
Layout:
- A versão fase II, mais moderna, possui um incrível aproveitamento de espaço, com banheiro na popa a bombordo. Os camarotes de proa e popa possuem isolamento por portas.
- LOA de 31 pés
- Calado de 1,7 m
- Popa aberta
- Cana de leme
Ventilação:
- Possui 3 gaiutas e 8 vigias ao todo, garantindo uma excelente ventilação: 6 vigias no salão, 1 vigia no camarote de popa e 1 vigia no banheiro.
Quilha e leme
- Quilha de ferro
- Reforço da fixação da quilha
- Reforço do leme com roletes
- Extensão da cana de leme telescópica.
Ancoragem:
- Âncora principal: Bruce de 10 Kg com distorcedor, 15 metros de corrente 10 mm e 50 metros de cabo
- Âncora reserva: Arado de 12 Kg com distorcedor, 5 metros de corrente 10 mm e 50 metros de cabo
- Bico de pato para suporte da âncora e auxílio no lançamento.
Motorização:
- Motor YANMAR 3YM30G
- Tanque de combustível de 40 litros
- Pé de galinha com selo mecânico
Armação e velas:
- Mastro fracionado
- Vela mestra de regata North Sails full batten com 3 forros de rizo (lavada e revisada dez/2013)
- Vela mestra de transporte com 3 forros de rizo
- Genoa 1 e genoa 2 ( North Sails lavada e revisada dez/2013) com camisa de proteção.
- Genoa 3 com proteção de UV
- Enrolador de genoa Nautos com dois trilhos (permite fazer piling)
- Vela balão
- Pau de spiniker
- 4 catracas, sendo 2 self tailing para a genoa
- 10 stoppers, sendo 6 spinlock novos
- Adriça da mestra em cabo spectra
- Adriça da genoa em cabo spectra
- Carrinho da mestra com rolete
- Carrinho da esteira com rolete
- Carrinho de regulagem do pau de spiniker no mastro
Elétrica:
- Banco de bateria partida:
- 1 bateria de 110Ah
- Banco de bateria de serviço:
- 1 bateria de 110Ah
- 1 bateria Optima Blue Top de 75 Ah
- Chave de seleção de bateria:
- 1 para banco de serviço
- 1 para partida do motor
- Relé automático de carga (permite carga automática segura entre os bancos de bateria)
- Painel solar Kiocera de 135 W e controlador de carga Moringstar
- Iluminação interna toda em LED
- Luz de navegação de LED no top Optolamp Amazonia Mirim III
- Luz de cruzeta
- Luz de convés da proa
- Painel elétrico novo com disjuntores com voltímetro para bancos de bateria e amperímetro integrado
- Inversor fixo de 450W
Navegação e instrumentos:
- Rádio VHF Uniden Solara, com MMSI configurado
- Rádio VHF Uniden Portátil Atlantis 250
- Certificado ANATEL de estação navio para os dois VHFs com registro MMSI
- Autofalante de VHF externo
- ChartPloter Garmin GPSMAP 2108 (display de 8´´)
- Profundímetro Humminbird Fishfinder Matrix 12
- Sensor speed (speed over water) (sem display)
- Piloto automático SIMRAD Tillerpilot TP22
- Bússola externa Plastimo
- Refletor de radar
Hidráulica:
- Bomba d´agua de porão RULE 2000 (mais uma reserva na caixa)
- Bomba d´agua de porão manual
- WC manual
- Tanque de água doce com capacidade de total de 200 litros (130 litros BB e 70 litros BE)
- Boiler de 18 litros, com trocador de calor com a água de arrefecimento do motor
- Água pressurizada na torneira do banheiro, na ducha do banheiro (com misturador) e na ducha de popa (com misturador)
Utilidades:
- Fogão de 2 bocas com forno
- Bujão de gás de 5 Kg, magueira nova, trocada em 2013
- Geladeira elétrica Elber nova (2013)
- Som com DVD e TV digital (SBTVD)
- TV digital portátil de 14´´ CCE 12 Volts
- Autofalantes interno e externo para som
- Ventilador do camarote de popa com temporizador e controle de velocidade
- Ventilador do camarote de proa
Proteção externa de tempo:
- Bimini
- Dog house (fabricado pela Tlaloc)
- Toldo de união do doghouse ao bimini
- Capa da vela mestra
Salvatagem:
- 6 coletes salva-vidas, sendo 5 com luzes
- Conjunto de pirotécnicos completo (2 foguetes + 2 fumígeno + 2 facho manual) válido até 04/2017
- 3 extintores (2 de espuma e 1 de CO2)
- 1 conjunto de boia circular, cabo de retinida e facho holmes
Mais:
- Targa contendo:
- turco
- suporte ao painel solar
- suporte de motor de popa
- suporte ao bujão de gás de 5 kg
- cadeirinhas boreste e bombordo
- Suporte para fixação de motor de popa no espelho de popa (para contingência)
- 6 defensas
- Convés e costado ainda no gel
- Pintura de fundo feita em 2013 com tinta Aquamarine (CONINCO)
Veleiro muito confiável:
- Participou 4 vezes da REFENO (em 2009 2º na RGS D e em 2012 4º na RGS E).
- Na FENAT 2012 ficou em 2º lugar na RGS D.
- Participou do Cruzeiro da Costa Leste 2012.