segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CCV - De Praia Grande a Quitinguara

Cruzeiro da Costa Verde - Terça feira 22/07/2014

Dia de sol e calor. Por volta das 11 horas saímos rumo à Praia de Quitinguara, do outro lado da Ilha de Itacuruçá. O percurso foi pelo canal próximo à cidade, onde a navegação é restrita devido à bancos de areia. Por esse motivo, até a cidade de Itacuruçá navegamos a motor, em fila indiana.

 Veleiros ancorados em Praia Grande - Ilha de Itacuruçá.

 Nicolas e Volnys na navegação na partida de Praia Grande rumo a Itacuruçá.

 Flotilha rumo à Itacuruçá.

 Veleiro VOE, dos colegas dos meninos.

 Veleiro Catavento, que também levava duas crianças.

Navegação entre Praia Grande e Itacuruçá.

(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

Quem quisesse podia dar uma paradinha na cidade de Itacuruçá. Foi o que fizemos. Depois de navegar meia hora a partir de Praia Grande ancoramos no canal, do lado da Ilha de Itacuruçá, junto às escunas e outras embarcações. A cidade de Itacuruçá fica no continente, do outro lado do canal. Paramos para conhecer o local, fazer compras e abastecer com um pouco de água utilizando 4 galões de 10 litros. 

O pessoal da flotilha fez a compra do churrasco que seria realizado mais tarde na Praia de Quitinguara. Ajudamos a levar a carne no bote para o Jazz 4.

 Veleiro ancorados em frente à cidade de Itacuruçá, junto com as escunas.

Pier da cidade de Itacuruçá.

O restante do trajeto até a Praia de Quitinguara tinha menos restrições à navegação pois os canais eram mais largos, mas ainda era necessário cuidado em alguns pontos devido à pouca profundidade. 

Durante o trajeto vimos o longo pier do Porto de Itaguaí (nova denominação do Porto de Sepetiba), recém construído. Esta região está recebendo muitos investimentos para a área portuária. Mais ao fundo da Baía de Sepetiba existe o Porto ThyssenKrupp CSA, que não cheguei a avistar, também com um longo pier para atracação.

Depois de quase uma hora de navegação vimos ao fundo os veleiros ancorados na Praia de Quitinguara. Preferi ancorar em um local mais próximo à Praia e ao Morro, mais abrigado dos ventos do quadrante sul e leste.

Cidade de Itacuruçá ao fundo.

Kenzo descansando na proa do Jazz 4 durante a navegação.

 Nicolas alterando o rumo do piloto automático.

 Serra do mar ao fundo.

Veleiros ancorados na praia de Quitinguara - Ilha de Itacuruçá.

Navegação entre Itacuruçá e Praia de Quitinguara.

(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

Existia uma massa de ar quente sobre a região sudeste o que tornava o dia muito agradável. Os meninos logo pegaram o bote e foram brincar com os colegas do VOE.

Meninos nadando ao redor do veleiro VOE ancorado e o pier do porto de Itaguaí ao fundo.

 Veleiros ancorados na Praia de Quitinguara - Ilha de Itacuruçá.

No meio da tarde fomos à praia levar a carne do churrasco. A churrasqueira já estava pronta. Aos meninos tinha sido delegada uma tarefa: recolher madeira para a fogueira que faríamos à noite. Aproveitei para fazer uma caminhada pela pequena Praia de Quitinguara, uma pequena vila de pescadores. Me deparei com 3 ancoras de almirantado semi enterradas na areia. Não sei como foram parar lá.

 Praia de Itacuruçá.

 Ancora de almirantado enterrada parcialmente na areia.

 Praia de Quitinguara.

O Sr. Alberto do veleiro Mr. Albert havia trazido um drone para filmar a flotilha. Ele filmou em diversos momentos a flotilha e ficou de editar e divulgar o vídeo. Estou curioso. Na minha opinião, a filmagem com drones trará uma revolução às filmagens principalmente nos esportes. 

Drone sobrevoando a Praia de Quitinguara.

Meninas do vilarejo curiosas durante o pouso do drone.

O tempo quente ajudou muito nosso churrasco. Foi um momento de jogar conversa fora e atualizar os casos, como o do Philippe, do Kilimanjaro, sobre sua velejada à Cidade do Cabo em seu velamar 32. Aproveitei também para conversar com o Eudes, antigo proprietário do meu veleiro, que estava no veleiro Aramis, sobre alguns detalhes sobre o Jazz 4. 

 Praia de Quitinguara durante o churrasco.

 Praia de Quitinguara ao anoitecer.

Ao entardecer começou a esfriar. Mas estavam todos ainda na praia jogando conversa fora. Mais a noite acendemos a fogueira para a tradicional apresentação das tripulações dos veleiros. Como ocorre em toda edição do Cruzeiro da Costa Verde, cada tripulação se apresenta, conta a origem do nome do seu veleiro e conta os motivos por que veleja. Foi uma oportunidade de conhecer as tripulações dos outros veleiros que ainda não tinha contato.

 Tripulação do Jazz 4 ao redor da fogueira.

 Tripulação do veleiro Aramis ao redor da fogueira.

 Tripulação do veleiro Mineirim ao redor da fogueira.

 Tripulação do veleiro Filhos do Vento ao redor da fogueira.

Tripulação do veleiro Bolero ao redor da fogueira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário