terça-feira, 20 de maio de 2014

Dragagem da docagem do SAIPEM

Na saída com o veleiro Jazz 4 do Clube Internacional de Regatas (CIR) para participar da regata na Baía de Santos pude observar de perto as atividades de recuo e dragagem das docas do SAIPEM (CING do Guarujá). Nestas docas ficarão ancoradas os supply boats (embarcações de suprimento) da SAIPEM para que dão apoio às atividades de gás e petróleo do pré-sal. O principal produto movimentado pelos supply boats serão dutos de gás e petróleo.

No local está sendo retirado aproximadamente 50 metros da área de terra da docagem do lado do Canal do Porto de Santos para que as embarcações possam ficar atracadas de modo a não interferir no tráfego de navios pelo Canal. Toda a área de docagem também está sendo dragada para aumentar a profundidade.

Pelo menos, a saída do canal ao lado do CIR será desassoreada. Olhando esta cena fica difícil entender porque é tão complicado obter autorização para dragar a piscinas do CIR e porque uma simples restauração de uma rampa de descida de monotipos foi embargada.

Veja as fotos e o vídeo da dragagem.

Clube Internacional de Regatas - Sede náutica no Guarujá.
Barra do canal de acesso ao Clube Internacional de Regas.
Dragagem da docagem do SAIPEM.
Dragagem da docagem do SAIPEM.

Vídeo da dragagem do SAIPEM.

Tripulação do veleiro Jazz 4 partindo para a regata.