segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cuidado no uso GPS em tablets e smartpones

Era sábado, dia 24 de janeiro de 2014. Tínhamos chegado em Paranaguá proveniente da Vila das Peças para desembarcar alguns tripulantes. Ficamos ancorados em frente à Capitania dos Portos aguardando passar a forte chuva para prosseguir navegação até Antonina (veja relato completo no post Passeio à Vila das Peças).

Precisávamos de um mínimo de visibilidade para navegar pelo canal sinuoso de acesso à cidade de Paranaguá para avistar as embarcações e as boias de sinalização. Depois da meia noite, a chuva diminuiu um pouco e resolvemos partir. Tínhamos o auxílio de um profundímetro e de dois GPS plotters: um Garmin localizado no salão interno e um portátil Navionics iPad que utilizávamos no convés.

A saída pelo canal de Paranaguá deve ser realizada com cuidado, devido ao canal sinuoso e com baixo calado em alguns pontos. Eu estava no leme e utilizava o Naviônics enquanto o restante da tripulação (João e Mosquito) observava as boias e embarcações externas.

Em certo momento, ainda na parte inicial da navegação pelo canal, as informações vindas do profundímetro, do pessoal externo e do GPS pareciam desencontradas. Isso durou alguns minutos até que o GPS indicava para uma rota notadamente indevida pela observação e pelo profundímetro. Diminui mais ainda a velocidade e dei prioridade para a informação visual.

Depois disso foi que percebi que o Navionics estava com as informações congeladas. Pedi para outro tripulante ficar no leme e desci no salão para acompanhar pelo outro GPS.

Não sei exatamente o que ocorreu, se o aplicativo tinha congelado momentaneamente ou se havia falta de sinal do GPS, que fazia com que o avanço do mapa não ocorresse. Não percebi nenhuma mensagem sobre falta de sinal no aplicativo, mas acho que foi isso que ocorreu.

Assim, segue o alerta de cuidado com o uso de equipamentos móveis com GPS, já que sua sensibilidade e precisão não são idênticos aos equipamentos construídos exclusivamente para este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário