domingo, 27 de abril de 2014

Tentativa de navegação de Cananéia a Santos

Foi em um final de semana de março de 2014. Tinha convocado alguns colegas para me acompanhar na travessia de Cananéia a Santos. Eram 5 tripulantes: ao todo: eu, Alexandre Garcia, Renato Rojo, Marcos e Leonardo.

Cheguei em Cananéia na sexta feira a noite. No sábado de manhã, arrumei o veleiro e comprei bebidas e alimentos para a viagem. O restante da tripulação chegou  por volta das duas da tarde. Almoçamos em um restaurante na orla do canal e fomos para o barco. Abastecemos o tanque de diesel e, também, os galões de gasolina para o motor de popa, que era o motor de contingência ao motor diesel de centro (principal).

Saímos por volta das quatro horas da tarde rumo a Santos. A previsão de chegada à Santos seria 24 a 30 horas depois. O vento soprava fraco de nordeste, predominante na região. Levantamos a mestra e genoa, mas no momento de transpor a barra enrolamos a genoa.

A passagem pela Barra de Cananéia deve ser realizada com ondulação não muito alta. Ela avança pelo mar na forma de um canal com bancos de areia de cada lado. Na boca da barra, o canal se estreita e fica raso. Este é o ponto crítico pois pode haver arrebentação. A previsão de ondulação para a Barra de Cananéia era boa, com ondas de 1,3 a 1.5 metros.

Barra de Cananéia.

Víamos algumas ondas arrebentando a crista, mas nada que impedia sua transposição. Atravessamos o ponto crítico sem problemas, transpondo algumas marolas empinadas. Veja a seguir o vídeo com a navegação do Jazz 4 pela Barra de Cananéia.

Vídeo do veleiro Jazz 4 saindo pela Barra de Cananéia.

Após transpor a Barra, seguimos na direção nordeste com as velas içadas junto com o motor. Íamos em uma orça bem apertada.

Pouco depois de passar pela barra, verificamos que uma das mangueiras do sistema de arrefecimento do motor estava parcialmente rasgada no local da abraçadeira. O mesmo havia ocorrido no mês anterior (rasgo junto à abraçadeira) que exigiu o corte com encurtamento de 2 cm da mangueira. . Esta mangueira une o motor à mufla, tendo suas extremidades diâmetros diferentes. Considero este um problema de engenharia, as mangueiras deveriam ter o mesmo diâmetro em todo seu curso: se os diâmetros são diferentes, que se altere o diâmetro do bocal metálico de fixação.

Continuamos com as velas içadas e ligamos o motor de popa. Ele acrescentava cerca de 1 nó na velocidade final.

O novo rasgo na mangueira não permitia a redução do comprimento, pois não haveria área suficiente para a fixação da mangueira. O encurtamento da mangueira devido ao rasgo anterior resultou em uma área menor para sua fixação ao bocal do motor devido ao ponto de redução do diâmetro da mangueira. Eu e marcos ficamos nas tentativas de arrumar o problema, mas a ondulação e a posição de trabalho incomodava, causando desconforto com leve enjoo. Todas as nossas tentativas funcionavam temporariamente, soltando devido à pouca área de contato da abraçadeira. Depois de algumas horas em tentativas, ficamos no convés para descansar e recuperar.

Em certo momento, Alexandre Garcia, de repente, passou mal e vomitou para fora do barco. Eu e Marcos não aguentamos e também vomitamos naquele momento.

Realizamos alguns bordos. A previsão era de vento contra e fraco, situação não muito boa para o avanço, principalmente nestas condições do motor.

Depois de aventar algumas alternativas, chegamos à conclusão que nenhuma delas funcionaria. O vento não mostrava sinal de mudar de direção. Neste cenário, por volta das nove horas da noite, no papel de comandante da embarcação, resolvi abortar a travessia e retornar para Cananéia.

O retorno foi realizado com vento de popa, muito mais confortável e veloz que na situação de vento contra. Veja a seguir o registro do track da navegação.

Track de navegação - saída de Cananéia e retorno.

(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

Chegamos em Cananéia pouco depois de 1 hora da manhã. Arrumamos todo o barco e formos dormir. Todos estavam abatidos pois esperavam chegar em Santos navegando. Mas a decisão tomada foi a acertada para a situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário