terça-feira, 1 de abril de 2014

Antonina

01/01/2014 - Saímos de manhã, junto com o veleiro Talhamar, da Ilha do Mel em direção, inicialmente, à Paranaguá para posteriormente seguir à Antonina.

Partindo da Ilha do Mel.
Canal da Cotinga.
Beleza das margens do Canal da Cotinga.
Canal da Cotinga e a cidade de Paranaguá ao fundo.
Subsede do Iate Clube de Paranaguá ao fundo.
Subsede do Iate Clube de Paranaguá na Ilha da Cotinga.
Jazz 4 no pier da subsede do Iate Clube de Paranaguá.
Subsede do Iate Clube de Paranaguá na Ilha da Cotinga.

(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

Fizemos uma parada técnica na Subsede do Iate Clube de Paranaguá, na Ilha da Cotinga, para abastecer de água, já que o tanque estava quase vazio depois destes seis dias sem reabastecimento. 
Nos despedimos de Carlos (veleiro Talhamar), que seguiu em direção ao canal de acesso à Paranaguá. Seu veleiro fica no Iate Clube de Paranaguá.
Depois de abastecido de água seguimos em direção à Paranaguá.

Vista da cidade de Paranaguá a partir da subsede do ICP.

Partida da subsede do Iate Clube de Paranaguá (ICP).
Partida da subsede do Iate Clube de Paranaguá.
A região possui uma grande quantidade de pássaros.
Porto de Paranaguá.
Bóia sinalizadora do canal do porto.
Baia de Paranaguá.
Baia de Paranaguá.
Vista distante da cidade de Antonina.
Pier da cidade de Antonina.

(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

Ficamos ancorados em frente ao Centro Náutico de Antonina (CNA), tradicional clube da região. Como era feriado (dia 01/jan) o clube estava fechado, mas encontramos comodoro Hélio Coutinho, que nos recebeu muito bem. Aliás, somos sempre muito bem recebidos no CNA.

Já no final da tarde, depois de uma arrumação básica do veleiro e de um bom banho, fomos à cidade para comprar a passagem de ônibus para o dia seguinte e jantar. Porém, quase todos os restaurantes estavam fechados devido ao feriado. Felizmente, o Restaurante Brisa do Mar estava aberto. 

Pier da cidade de Antonina.
Veleiros ancorados em frente ao Centro Náutico de Antonina.

No dia seguinte, fui acordado com um barulho no casco. Uma canoa com uma vela latina havia batido na lateral do veleiro. Parecia ser uma família de pescadores, pois escutei o mais velho, que suponho que fosse o pai falar algo assim: "voce precisa me avisar quanto tem alguma coisa na frente". Aproveitei e tirei uma foto daquela embarcação.

Canoa com vela latina que bateu no Jazz 4.


Vista da cidade de Antonina ao amanhecer.

A manhã foi de arrumação e limpeza geral. Era hora de deixar o Jazz 4 que nos acompanhou por sete dias neste inesquecível passeio entre Cananéia e Antonina, parando nas localidades de Marujá, Ariri, Bertioga, Guaraqueçaba, Vila das Peças e Ilha do Mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário