quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

De Cananéia à Marujá

Tudo pronto para a navegação de Cananéia à Antonina, percorrendo as águas abrigadas através de canais e baías. Esta região conhecida por Lagamar, abriga o maior berçário de peixes da América do Sul e engloba diversas ilhas, dentre elas a Ilha Comprida, a Ilha de Cananéia, a Ilha do Cardoso, a Ilha do Superaguí, a Ilha das Peças e a Ilha do Mel, fora as ilhas menores. 

O percurso será o mesmo do Cruzeiro Lagamar pelo Varadouro, que infelizmente foi adiado devido à baixa demanda por inscrições.

Quem nos acompanha como guia é Jânio Preto, que já nos guiou em outras viagens pela região.  A companhia de um guia é importante, não somente para nos guiar nos estreitos canais, mesmo com o uso de tracks da região, mas também como um facilitador para qualquer necessidade que surja.

A previsão de tempo era boa: muito calor e nenhuma chuva até o ano novo. Já na saída, avistamos um cardume de golfinhos.
 Cardume de golfinhos.
 Cardume de golfinhos logo na saída de Cananéia.
A maré estava enchendo, por isso, até a chegada na Ilha do Cardoso seguimos com maré contra e depois com maré a favor, fazendo uma média de 5 nós. No caminho cruzamos com a barca da DERSA, que retornava do vilarejo do Ariri.
 Barca da DERSA.

A Ilha do Cardoso é a porção de território mais ao sul do Estado de São Paulo, fazendo parte do Município de Cananéia. Em 1962 foi estabelecido o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, que possui mais de 15 mil hectares de Mata Atlântica intocada. Na Ilha não existem hotéis, somente pequenas pousadas e campings. 

Fazia muito sol, muito calor e havia pouco vento. Para se refrescar, existiam algumas alternativas: isca de peixe (ficar segurando um cabo amarrado à popa do veleiro em movimento) ou ficar no stand-up.

 Nicolas no stand-up.
Canais em direção ao Marujá, à esquerda a Ilha do Cardoso.
Nossa primeira parada foi na Cachoeira Grande da Ilha do Cardoso. Antes aproveitamos para almoçar. Para adentrar nessa parte da ilha é necessário o acompanhamento de um guia. Percorremos a trilha que leva à cachoeira em menos de meia hora. A cachoeira possui uma piscina que convida a um banho, ainda mais com o forte calor que fazia. A diferença térmica foi muito grande, a ponto de parecer que a água da cachoeira estava congelada.
 Parada para conhecer a Cachoeira Grande da Ilha do Cardoso.
 Caminho para a Cachoeira Grande.
 Cachoeira Grande.
 Regina e Volnys na Cachoeira Grande.
 Jânio Preto na Cachoeira Grande.
 Retorno ao veleiro após a visitação à Cachoeira Grande.

TRACK DE NAVEGAÇÃO: De Cananeia à Cachoeira Grande (Ilha do Cardoso)

Kenzo estava com seu stand-up mil e uma utilidades. Uma delas é a batalha para ver que fica de pé, uma diversão para eles.

Após a visitação à cachoeira, seguimos em direção à Marujá, onde iriamos pernoitar no veleiro. 

O vilarejo de Marujá fica localizado na Ilha do Cardoso, que compõe o Parque Estadual da Ilha do Cardoso. É um pequeno vilarejo com poucos moradores. Possui alguns restaurantes, pousadas e áreas de camping. É uma região muito preservada e possui restrições relativas à ocupação humana e atividades econômicas. O acesso a Marujá pode ser realizado somente por embarcação.

O Vilarejo de Marujá fica em uma área de restinga da Ilha do Cardoso onde uma faixa de areia de aproximadamente 400 m separa o canal do mar, naquele trecho.

Chegando ao Marujá.

TRACK DE NAVEGAÇÃO: De Cananeia à Cachoeira Grande (Ilha do Cardoso)

Ao chegar, fomos direto ao mar, atravessando a restinga de aproximadamente 400 metros. Demos um mergulho e pegamos algumas ondas de jacaré (técnica de pegar onda somente com o corpo).

Vilarejo de Marujá, na Ilha do Cardoso.
Restinga em Marujá, Ilha do Cardoso.
Praia de fora do vilarejo de Marujá.

Notamos que havia poucos mosquitos para nos incomodar em Marujá. Já a ilha estava repleta de gente, e não parava de chegar embarcações com mais gente! Jantamos no próprio veleiro. O Jânio preferiu ficar na ilha, pois conseguiu um lugarzinho para dormir.

Veja, a seguir, o vídeo deste trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário