terça-feira, 5 de maio de 2015

Regata ou passeio?

Eu programava participar da Regata Volta da Laje de Santos com o Jazz 4. Porém, estava difícil conseguir tripulação experiente para uma prova longa.

Foi quando fui convidado para integrar a tripulação do Lexus/Chroma. Há dois anos fazia parte da sua tripulação, como navegador, e o Nicolas, como tripulante mirim. Era a oportunidade também de reencontrar amigos.

A regata tinha percurso de 40 Mn e largada programada para as 16h00. Ou, seja, com a maior parte do tempo com percurso noturno.

Passei no Jazz 4 para pegar o kit velejada noturna: roupa de tempo, cintos de segurança e lanternas. A previsão de vento indicava tranquilidade. Mas era conflitante: uma informava vento por volta de 4 a 7 nós e a outra de 8 a 10 nós.

A largada ocorreu exatamente as 16h00 e, como esperado. O vento era bom, por volta dos 7 nós, e foi aumentando ao passar das horas.  Apesar da ondulação na praia estar em final de ressaca, o mar se mostrava relativamente calmo, com vergalhões de 1 a 1,5 m vindo de proa.

Era um belo dia. Antes do por do sol, vimos a lua surgir, indicando uma navegação noturna iluminada.

Navegávamos em orça em direção à Laje, mas sem a necessidade de realizar bordos. A escora mais parecia camarote, para apreciar a belíssima tarde e início da noite.

Tripulação fazendo escora, inclusive o Nicolas.

Uma hora aós a largada, navegando a 7,29 nós.

Escora ou camarote?

No flagra - Nicolas detonando seu pacote de jujuba.

Fomos em um único bordo até a Laje de Santos. Demos a volta na Laje já de noite. A Laje se apresentava iluminada pela lua cheia. O nosso primeiro bordo foi para montar a Laje, deixando-a por bombordo. Nesse momento o vento estava por volta de 8 nós.

Terminamos a montagem arribando e subindo o balão. Nicolas ficou na secretaria, que já conhecia somente de ficar observando. Fomos ainda com balão até bem próximo da Ponta Grossa, onde estava a linha de chegada. Fizemos nesta perna uma média de 9 nós, chegando a 11 nós nas surfadas das ondas, que agora estavam a favor. A juria estava muito próxima ao morro, escondida do vento, o que retardou um pouco nossa chegada.

Cruzamos a linha antes das 10 da noite. Ainda bem, pois o Nicolas nesta hora já está com muito sono.

Foi muito gostoso e ainda estou confuso, não sei se foi uma regata ou um passeio !

Nenhum comentário:

Postar um comentário