sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Final de semana em Angra

Estou um pouco atrasado em relação às publicações do site, devido à correria do final de ano e os novos compromissos juntos à ABVC. Mas antes tarde do que nunca!

No primeiro final de semana de dezembro fizemos um passeio de Angra até Ilha Grande com dois convidados: Claudia e Fugita. Eles nunca haviam pernoitado em uma embarcação, por este motivo o percurso foi bem conservador. Nicolas estava ausente, pois participava de uma clínica de regras de regata.

Saímos no sábado de manhã do Bracuhy rumo a Ilha Grande, com parada inicial nas Ilhas Irmãs (Ilhas Botinas). Apesar da previsão de tempo instável, aquela manhã estava belíssima. Não havia vento favorável, por este motivo o percurso foi feito a motor. Fizemos o percurso em 1h40.

Na chegada havia poucas embarcações: três lanchas e um veleiro.

 Fugita, Volnys e Claudia na partida do Bracuhy.

Chegada às Ilhas Botinas.

Fiz a ancoragem afastada das ilhas. Enchemos o bote que estava sobre o convés de proa e o colocamos n’agua. Eu, Kenzo e Fugita fomos de bote até as proximidade das ilhas para mergulhar. A água estava transparente apesar da chuva do dia anterior. Vi uma tartaruga, mas não estava com a máquina fotográfica, que pedi para Kenzo ir buscar nadando. Para ele é uma moleza já que faz tiro de 2.000 m na natação.

 Fugita e Kenzo nadando ao lado do veleiro.

 Mergulho nas Ilhas Irmãs (Ilhas Botinas).

Ficamos ancorados pouco mais de uma hora nas Botinas. A próxima parada era a Praia do Dentista, onde chegamos em pouco menos de uma hora. Iríamos ancorar para almoçar, já estava lotada e por isso ancoramos bem afastado.

 Navegação até a Praia do Dentista, Ilha da Gipóia.


Depois fomos navegando em direção à Praia da Tapera, em Ilha Grande, com motor e a genoa aberta. Era meio da tarde. Fomos à praia caminhar e bater papo. Encontramos nosso amigo Guilhermo, com quem fizemos a travessia do Rio de Janeiro a Salvador em seu veleiro. Kenzo e Fugita aproveitaram para andar de stand-up nas águas calmas da Praia da Tapera.

 Descanso na Praia da Tapera, Ilha Grande.

 Veleiros ancorados na Praia da Tapera, Ilha Grande.

 Fugita testando o stand-up na Praia da Tapera.

Na manhã do dia seguinte partimos em direção à Lagoa Azul, na Ilha Grande. Novamente o dia estava maravilhoso. A água estava transparente e, como sempre, com muitos peixes ao redor do veleiro.

Jogamos baralho a noite toda, fazia tempo que não fazia isso!

 Nicolas e Kenzo na partida da Praia da Tapera, Ilha Grande.

 Kenzo nadando com os peixeis ao lado do veleiro na Lagoa Azul, Ilha Grande.

 Volnys, Regina, Claudia e Fugita nadando ao lado do veleiro.

 Regina e Claudia na Lagoa Azul.

 Volnys e Regina na Lagoa Azul.

Kenzo com stand-up na Lagoa Azul. 

Na volta passamos na Praia da Fazenda, na Ilha da Gipóia. O dia continuava maravilhoso e bem quente. Fugita e Kenzo aproveitaram para jogar cartas enquanto Regina e Claudia punham o papo em dia na proa do veleiro.

 Fugita e Kenzo jogando cartas durante a navegação da Ilha Grande e Ilha da Gipóia.

 Regina e Claudia curtindo o horizonte e pondo o papo em dia.

  Regina e Claudia curtindo o horizonte e pondo o papo em dia.

Em comparação às outras praias, havia poucas embarcações ancoradas e a estava mais tranquila. Kenzo foi andar de stand-up e viu um cardume de raias muito grandes, algumas no formato de losango, outras no formato arredondado.

 Raia sob as águas da Praia da Fazenda, Ilha da Gipóia.

 Raia sob as águas da Praia da Fazenda, Ilha da Gipóia.


Praia da Fazenda, Ilha da Gipóia. 

 Veleiro Jazz 4 ancorado ao fundo - Praia da Fazenda, Ilha da Gipóia. 

Kenzo no stand-up - Praia da Fazenda, Ilha da Gipóia.
Infelizmente, já era hora de voltar. Tínhamos ainda, entre 6 a 7 horas de estrada entre Angra e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário