domingo, 9 de março de 2014

Vila das Peças

Dia 30/12/2013. Depois do almoço saímos de Guaraqueçaba rumo à Vila das Peças em um percurso de 10 Milhas Náuticas sem muitas restrições de calado exceto próximo ao local de ancoragem: o canal após a foz do Rio das Peças.  Deve-se escapar do grande banco de areia submerso, navegando pelo canal bem próximo à praia. Um bom local de ancoragem é após o Pier. O local é abrigado, de sul, sudeste e leste, os ventos predominantes na região.

(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

A Vila das Peças fica localizada a Ilha das Peças, uma das grandes ilhas entre o litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná  (que inclui a Ilha Comprida, Ilha de Cananéia, Ilha do Cardoso, Ilha do Superaguí, Ilha das Peças e Ilha do Mel). A Vila das Peças possui pouca infraestrutura turística. Conta somente com alguns restaurantes, pousadas e campings. A partir da Vila das Peças forma-se uma praia com 7 km de extensão até a Barra do Superagui. Não conheci o restante da praia, da próxima fez virei com com bicicletas (e um veleiro maior para carrega-las ...), um ótimo meio para conhecer as praias da região. Conheci somente o trecho próximo à Vila das Peças. Deslumbrante durante o por do sol.

Chegamos pouco depois das 16h30. Durante a entrada no canal avistamos alguns golfinhos, como de costume naquela região.  Ancoramos próximo ao veleiro Talhamar, do nosso colega Carlos Alberto Borzone, do Iate Clube de Paranaguá, com quem fizemos contato já na chegada. 

Após a ancoragem, levei Jânio de bote até o pier pois em 5 minutos, às 17h00, sairia a última embarcação, que iria até Paranaguá. Jânio retornaria para Cananéia, um percurso curto através dos canais, mais muito longo por terra. Era necessário pegar vários ônibus: de Paranaguá a Curitiba, de Curitiba a Registro e de Registro a Cananéia.

No retorno ao veleiro fiquei sem gasolina do motor de popa e tive que empurra-lo pela praia de forma a remar em uma diagonal devido à forte correnteza que existia.

Vista ao longe da Vila das Peças.
Golfinhos sempre presentes nas proximidades da Vila das Peças.
Turbulência das águas entre o canal da foz do Rio das Peças e a Baia das Laranjeiras.
Embarcações de pesca ancoradas no canal após a foz do Rio das Peças.
Embarcações ancoradas no canal após a foz do Rio das Peças.
Veleiro Talhamar no nosso amigo Carlos.

Depois de levar Jânio ao pier, descemos e fomos caminhar na praia, junto com Carlos e sua esposa. Aproveitamos para tomar uma caipirinha em um dos restaurantes da praia e apreciar o lindo por do sol.  Os meninos ficaram brincando na praia.

Pernoitamos na Vila das Peças e combinamos de sair no dia seguinte por volta as 9 da manhã rumo à Ilha do Mel.

Vista da praia próxima à foz do Rio das Peças.
Ruas de terra da Vila das Peças.
Carlos, sua esposa e Regina.
Lindo por do sol na Vila das Peças.
Lindo por do sol na Vila das Peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário