segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Lagamar Parte 1 - Cananéia, Ariri e Vila Fátima

Depois de participar do Cruzeiro da Costa Sul, fiquei motivado a conhecer melhor a região do Lagamar, denominação dada à região lagunar entre Iguape (SP) e Paranaguá (PR). 
Como o Jazz 4 estava em obras de pintura interna, resolvi alugar uma lancha para conhecer algumas localidades: Vila Fátima (Ilha do Superagui), vilarejo de Barbados (Ilha do Superagui), vilarejo de Bertioga (Ilha das Peças) e a cidade de Guaraqueçaba.
Foi no primeiro final de semana de agosto. O tempo não estava muito bom: nublado e levemente frio. Quem me guiou pela região foi Jânio Preto, um guia local.

Cananéia - Ariri

Saímos por volta das 10 da manhã do Centro Náutico de Cananéia em direção à primeira parada: o vilarejo do Ariri.

  Centro Náutico de Cananéia.
 Trecho entre Cananéia e Ariri.

O vento estava cortante com o deslocamento da lancha. Depois de uma hora chegamos no vilarejo do Ariri (distrito de Cananéia). Aproveitamos para saborear uma porção de ostras no Restaurante da Dona Maria e seguimos viagem.

 Volnys Kenzo e Jânio Preto, nosso guia.
 Regina e Nicolas.
 Canoa típica da região.
 Canais e mangues deslumbrantes.
 Vilarejo do Ariri (Cananéia, SP).
 Volnys e Volnys Kenzo no Restaurante da Dona Maria (Ariri).

Ariri - Vila Fátima

Seguimos viagem passando pelo Canal do Varadouro, um canal artificial construído pelo homem e inaugurado em 1952 para permitir navegação na região lagunar entre Cananéia (SP) e Paranaguá (PR). A partir da criação do canal, a navegação entre Cananéia e Paranaguá pôde ser feita toda em águas abrigadas.
O Canal do Varadouro possui cerca 6 Km de comprimento, 50 metros de largura e, originalmente, com até 6 metros de profundidade. Hoje está assoreado. O canal delimita a divisa entre os estados de São Paulo e Paraná e sua construção deu origem à Ilha de Superagui.

Localização do Ariri, Canal do Varadouro e Vila Fátima.
Canal do Varadouro.
 Vila Fátima (Ilha do Superagui).

Após passar pelo Canal do Varadouro, chegamos à Vila Fátima, na Ilha do Superagui, já no município de Guaraqueçaba (PR). É uma pequena comunidade de pescadores onde paramos rapidamente para conhecer. Aqui o tempo parou, principalmente devido às restrições de ocupação de solo e de atividade econômica decorrentes de fazer parte uma unidade de conservação: APA de Guaraqueçaba e  Parque Nacional do Superagui. Nesta vila, a principal fonte de renda é a pesca artesanal e coleta de ostras. Aqui, nem energia elétrica existe. A área também é considerada Sítio do Patrimônio Natural (UNESCO,1999), Reserva da Biosfera (UNESCO, 1991) e Patrimônio Natural e Histórico do Paraná (Paraná, 1970).


O que muda o cenário são os aquecedores de água e centrais de energia solar instalados pela Copel (Compania Paranaense de Energia) para centenas de famílias da Ilha de Superagui, Ilha das Peças e comunicade Puruquara.

Canoa típica da região.

Foi uma parada rápida, de quinze minutos, só para conhecer o vilarejo. Seguimos em direção ao vilarejo de Bertioga, na Ilha das Peças.

Um comentário:

  1. Lugar retirado e paradisíaco. Temos muita vontade de conhecer esse pedacinho do litoral chegando com nosso veleirinho. Parabéns pelas fotos, estão belíssimas. Abraços desde a Babitonga.

    ResponderExcluir