quarta-feira, 23 de julho de 2014

CCV - Início do Cruzeiro da Costa Verde

No sábado todos acordaram cedo para partir em direção à Ilha do Cedro encontrar a flotilha do Cruzeiro da Costa Verde.

Limpeza interna e externa, arrumação, abastecimento com as compras que estavam no carro, instalação da nova âncora, etc etc etc.

Surgiu um problema quando fui instalar a nova âncora: o pino do distorcedor não encaixava no rasgo da âncora. Tentei utilizar a âncora reserva, uma arado de 15 kg, mas ela era muito grande para o bico de pato do Jazz 4. O jeito foi pedir auxílio ao Mecânico Dinho para desbastar alguns milímetros do rasgo. Depois disso deu tudo certo.

Mas havia perdido muito tempo neste imprevisto. Já tinha passado 2 horas o horário da partida e tinha ainda que abastecer de combustível. As previsões de ondulação mostravam a possibilidade de entrada de uma ondulação de sul pela Baia da Ilha Grande e estava também cansado devido ao início de uma gripe. Por todos estes motivos resolvi abortar a ida à Ilha do Cedro e encontrar a flotilha no dia seguinte durante sua navegação da Ilha do Cedro (Paraty) ao Saco do Céu (Ilha Grande).

Dia seguinte, acordamos cedo, abastecemos no posto do Bracuhy e fomos em direção à Ilha Grande aguardar a passagem da flotilha.

 Volnys durante a saída do Bracuhy.

 Veleiros ancorados no canal do condomínio do Bracuhy.

 Nicolas na proa do Jazz 4 durante a navegação do canal do condomínio do Bracuhy.

 Abastecimento.

 Volnys no Jazz 4.

 Plataforma de petróleo sendo construída na região da Ilha Grande.

(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

Paramos na Ilha dos Macacos (extremo norte da Ilha Grande) aguardar a flotilha passar. Não havia vento. Foi uma navegada de aproximadamente 3 horas. Paramos em uma enseada bem calma e almoçamos, aguardando a flotilha passar.

 Nicolas e Kenzo em direção à Praia da Ilha dos Macados.

 Kenzo no stand-up na praia da Ilha dos Macacos.

 Nicolas remando no bote.

 Kenzo e Nicolas na praia da Ilha dos Macacos.

 Passagem de alguns veleiros do Cruzeiro da Costa Verde.

Após a passagem de alguns veleiros nos integramos à flotilha em sua navegação até o Saco do Céu. Foi uma navegação de pouco menos de uma hora.

 Partida do Jazz 4 da Ilha dos Macacos.

 Nicolas foi brincar no bote e dormiu.

 Veleiros do Cruzeiro da Costa Verde pela popa.

(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

No Saco do Céu já estavam vários conhecidos com seus veleiros ancorados: o Rui do Naumi, o Airton do Aramis, o Phillipe do Kilimanjaro, o Santini do Bolero e o Eduardo do Regwell.

Fiz a ancoragem e descansei um pouco. Os meninos aproveitaram para andar com o bote e com o stand-up. Chegaram a cair no mar, sem se importar com a temperatura. Depois fizemos as tradicionais atividades da chegada: colocação das capas, colocação do motor de popa no bote, coleta do lixo, etc, etc, etc.

Fomos em seguida para o restaurante Coqueiro Verde, onde seria realizada da abertura do evento e a reunião dos comandantes.

Logo na chegada encontrei o Eudes, antigo proprietário do Jazz 4, que estava a bordo do Aramis, já que seu novo veleiro o Jazz 3 não chegou a tempo de Natal (RN), estava ainda em Vitoria (ES). Encontrei também o Ariel, do Mineirim e o Elson do Voe.

Aproveitei e perguntei novamente para o Eudes como era o esquema dos roletes do leme do Jazz 4, pois queria fazer uma revisão. Ele ficou de me escrever um esquema.

Os meninos aproveitaram para cair na piscina do restaurante. Depois retornei ao veleiro para vestir algo mais quente para a cerimônia de abertura, pois estava anoitecendo e esfriando.

Estavam todos os veleiros presentes na cerimônia de abertura. Os meninos já esta estavam enturmados com o Olívio e o Theo, do veleiro Voe.

 Vista da flotilha a partir do Restaurante Coqueiro Verde.

 Piscina do Restaurante Coqueiro Verde.

 Vista do pier do Restaurante Coqueiro Verde.

 Restaurante Coqueiro Verde.

Nicolas e Kenzo na piscina do Restaurante Coqueiro Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário